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  • Leonardo Araújo Redator D-Logic

O MARKETING E O FUTURO DO MERCADO IMOBILIÁRIO


Atualmente, o marketing é um dos grandes responsáveis por impulsionar negócios e criar valor para as empresas. Descubra como é a aplicação do marketing no mercado imobiliário atual e futuro.

MARKETING É MARKETING

Através dos anos o marketing, assim como muitos outros ramos profissionais, passaram por processos de especialização, onde foram criadas subdivisões dentro do mesmo ofício.

A medicina, por exemplo, é um caso clássico de uma profissão onde as especializações aumentam com o passar do tempo. Em alguns países, existem literalmente mais de uma centena de especialidades médicas, que dentro delas ainda se subdividem.

No Marketing, por exemplo, já ouvimos falar em marketing desportivo, marketing digital, marketing de saúde, marketing imobiliário, entre muitos outros. Porém, muitos estudiosos são categóricos em concordar com o título deste tópico, ou seja, marketing é marketing.

Marketing Imobiliário

Marketing

Contudo, o que acontece na opinião destes especialistas, é que tudo se resume à aplicação dos fundamentos dos 4Ps do marketing. Em outras palavras, são as características específicas de cada ramo comercial que vão definir as suas estratégias.

Entretanto, para facilitar o desenvolvimento deste artigo, vamos usar o termo Marketing Imobiliário quando abordarmos o marketing e as suas aplicações no ramo dos imóveis.

 

MARKETING IMOBILIÁRIO

O mercado imobiliário cresceu exponencialmente nas últimas décadas em todo o mundo. Nesse sentido, a concorrência fez com que novas estratégias de marketing fossem desenvolvidas para facilitar a comercialização dos imóveis e aumentar a visibilidade das empresas no setor.

A comunicação no mercado imobiliário, funciona de uma forma uma pouco diferente, em comparação aos típicos mercados de retalho.  Primeiramente, porque os valores praticados no comércio de imóveis são altos.  Isto torna o cliente criterioso e bem informado na busca pelo imóvel ideal.

Marketing para empresas

Marketing Imobiliário

Igualmente, não podemos esquecer que a compra de um imóvel muitas vezes reflete a realização de um sonho de vida das pessoas. Este aspeto deve ser explorado com responsabilidade pelos agentes do mercado, para criar uma certa ética no mercado.

Além disso, o mercado imobiliário trabalha nas duas vertentes do marketing, o serviço e o produto. O serviço de venda ou mediação imobiliária, é fundamental para alcançar e atender às necessidades dos compradores. O produto, que é o imóvel em si, precisa refletir os desejos do cliente para despertar o interesse do comprador.

 

MARKETING DIGITAL NO MERCADO IMOBILIÁRIO

O crescimento exponencial da utilização das redes sociais e plataformas digitais pelos consumidores em todo o mundo, tornou o ambiente virtual o lugar ideal para procurar novos clientes.

Dessa forma, quase todas as empresas possuem o seu site e contas em redes sociais, fazendo destes um dos seus principais canais de comunicação com o público.

Marketing Digital

Marketing Digital

Os recursos de comunicação disponíveis nivelaram o jogo entre as empresas, colocando empresas de pequeno e médio porte em condições de alcançar o público e massa.

Com o advento da pandemia, o uso dos meios digitais atingiu níveis nunca antes vistos. Portanto, o mercado digital superou as expectativas que eram projetadas para 3 ou 4 anos futuros. Isso fez com que as empresas se reinventassem para acompanhar as mudanças comportamentais e tecnológicas.

Acima de tudo, o marketing imobiliário necessita de uma linguagem própria e estratégias bem definidas para cada tipo de produto e nicho de mercado. Entretanto, no marketing digital isso é ainda mais importante.

Nesse sentido, as ferramentas disponíveis ampliam a capacidade das empresas direcionarem a sua publicidade e entenderem melhor as dores do consumidor.

Facto é que, através do marketing digital, é possível alcançar o público-alvo com mais eficiência, evitando gastos de tempo e dinheiro. Porém, é necessário que a empresa faça um planeamento correto, acompanhada de bons produtos e um serviço de qualidade.

 

O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Juntamente com o crescimento da internet, o emprego de novas tecnologias foi outro fator que criou impacto no mercado imobiliário. Na verdade, muitas tecnologias que passaram a ser usadas em larga escala já existiam. Entretanto, ou elas eram muito caras ou não eram do conhecimento das maioria das empresas.

Com a grande ânsia por inovações, as empresas foram buscar novidades que atraíssem o publico. Seguindo a velha lei da oferta e da procura, muitas aplicações, programas e plataformas, passaram a ter preços mais razoáveis e tecnologias mais simples.  Isto abriu um grande leque de possibilidades para quem quisesse investir em inovações.

Realidade virtual

Marketing Imobiliário

A realidade aumentada, teleconferências, visitas 3D e realidade virtual, foram algumas das tecnologias que passaram a ser muito utilizadas e agregaram um grande valor às empresas imobiliárias.

O cliente por sua vez, passou a ter á sua disposição serviços que permitiram a compra de imóveis, mesmo durante as restrições impostas pela pandemia.

Graças a todas estas inovações, o mercado imobiliário em Portugal prosperou durante a pandemia. O mercado, nesse ínterim, registou números históricos, como foi o caso de emissão de Vistos Gold no ano de 2020.

 

O FUTURO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Com a normalização do comércio nacional e internacional, o mercado imobiliário apresenta um cenário animador para os próximos anos. Portugal continua a ser a primeira opção de muitos investidores externos. O Investimento externo foi um dos grandes responsáveis por manter a balança comercial portuguesa favorável durante estes meses de incertezas.

O que vem por aí

O que vem por aí

No que toca às tecnologias, essas vieram para ficar! Muitas soluções encontradas para driblar a crise no mercado, transformaram a maneira como as imobiliárias comercializavam os seus produtos e atendiam os seus clientes, criando um novo modelo que só tende a evoluir daqui para frente.

O marketing digital, aliado às novas tecnologias, é um caminho inevitável e tem transformado os negócios das empresas. Basta agora estar atento e melhorar a sua comunicação e o atendimento ao cliente.

  • Leonardo Araújo Redator D-Logic
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