MENU
  • Leonardo Araújo Redator D-Logic

COMO ESCOLHER UM IMÓVEL PARA COMPRAR


Como escolher um imóvel? A compra de um imóvel é cercada de desafios e tomar as decisões certas, é importante para não ter prejuízo.

COMO ESCOLHER UM IMÓVEL, UMA DÚVIDA NATURAL.

Como escolher um imóvel? Esta é uma dúvida comum a todas as pessoas que decidem adquirir uma casa ou um estabelecimento comercial.

Porém, num mercado onde o preço é uma questão primordial e as opções são imensas, o comprador precisa eleger pontos importantes que vão ajudá-lo a decidir na hora da compra.

UMA DÚVIDA NATURAL

UMA DÚVIDA NATURAL

Assim sendo, proximidade dos meios de transporte, comércio local, estrutura do imóvel e a zona onde está localizado, são apenas alguns dos fatores levados em conta na hora da compra.

Mas afinal, quais aspetos são decisivos para a escolha do imóvel?

 

CADA CLIENTE TEM AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES

Contudo, não existe nenhum parâmetro que possa ser considerado simples no processo de escolha de um imóvel. Dessa forma, o caminho é quase sempre cansativo, exigindo muita energia e paciência dos compradores.

Toda a gente inicia a sua jornada de compra com vista no imóvel ideal, baseado primeiramente nos seus desejos.

CADA CLIENTE TEM AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES

NECESSIDADES PARTICULARES

Contudo, com o passar do tempo, verifica-se que a realidade é outra. Conseguir um imóvel que contenha todas as características que deseja e pelo preço que possa pagar, é um desafio.

Assim sendo, o cliente passa a eleger quais os aspetos fundamentais na escolha do imóvel. É justamente neste momento crucial, que os compradores cometem alguns erros de julgamento que podem causar frustrações depois da aquisição do imóvel.

 

PENSAR A LONGO PRAZO

Na ansiedade de comprar a sua casa, o comprador as vezes esquece de analisar o cenário futuro. Boa parte das compras de imóveis são feitas com o apoio de um crédito habitacional, que será pago ao longo de vários anos.

Dessa forma, o ideal é que a escolha do imóvel seja feita com base em motivos de longo prazo, que atenda às necessidades do comprador por muitos anos.

PENSAR A LONGO PRAZO

PENSAR NO FUTURO

Por exemplo, comprar um apartamento só pela proximidade ao infantário do filho, por exemplo, pode ser um erro, pois em 2 ou 3 anos este já não será mais um motivo que sustente o investimento feito.

O caso acima serve para ilustrar o quanto é preciso analisar bem a situação, quando o assunto é a compra de um bem de alto valor como uma casa.

 

COMO ESCOLHER UM IMÓVEL PARA COMPRAR

De uma forma geral, existem fatores comuns que atendem á maioria das necessidades das pessoas e podem ajudar muito na decisão dos compradores.

Proximidade de zonas comerciais, rede de saúde e facilidade de transportes, são fatores externos importantes a serem levados em conta. Com relação à estrutura do imóvel, é costume valorizar a eficiência energética, sistema de aquecimento, exposição solar, entre outros parâmetros igualmente importantes.

COMO ESCOLHER UM IMÓVEL PARA COMPRAR

COMO ESCOLHER

O mais importante é fazer um planeamento prévio e detalhado, antes de sair á procura de um imóvel. Dessa forma, ficará mais fácil achar algo mais próximo do ideal e dentro do “plafom” disponível.

 

NÃO TENHA PRESSA

Concluindo, não se pode ter pressa para adquirir um imóvel. O mercado imobiliário em Portugal apresenta uma imensa variedade de opções, basta ter paciência para encontrar o imóvel que precisa.

NÃO TENHA PRESSA

BE PATIENT

Muitas pessoas sentem-se um pouco perdidas no processo de compra de um imóvel e neste caso é importante procurar ajuda de uma imobiliária ou de um consultor imobiliário. Mesmo assim, não apresse as coisas, pois isso pode gerar decisões impulsivas e nem sempre apropriadas.

  • Leonardo Araújo Redator D-Logic
Open chat