MENU
  • Leonardo Araújo Redator D-Logic

A CARREIRA DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO EM PORTUGAL


A carreira de consultor imobiliário pode parecer fácil e para qualquer pessoa. Porém, além de muito preparo profissional, é preciso também muita disposição e perseverança para se destacar em um mercado imobiliário tão competitivo como o de Portugal.

UMA CARREIRA ALICIANTE

Nos últimos 10 anos, a carreira de consultor imobiliário em Portugal cresceu muito impulsionada por esse mercado tendo em conta o facto de que este é muito importante na balança comercial do país.

Neste sentido, muitos profissionais de outras áreas estavam a deixar as suas carreiras para trás, para tentar conquistar a sua independência financeira no mercado imobiliário.

Consultor Imobiliário - uma carreira promissora

Consultor Imobiliário – uma carreira promissora

Porém, será que a carreira de consultor é tão rentável como dizem? É possível vencer neste mercado tão concorrido? A resposta às duas perguntas é sim, mas para isso, é preciso ter a certeza do que quer!

 

MUITA RESILIÊNCIA E PREPARO PROFISSIONAL

Anteriormente, no fim do século passado, tinha-se uma visão romântica do consultor, como sendo aquela pessoa de terno, com uma mala na mão, ligando insistentemente aos clientes para vender “o melhor imóvel do mercado”.

Todavia, com o advento da internet e a conectividade social, as coisas mudaram bastante em relação a essa antiga imagem do profissional imobiliário. 

Dedicação e compromisso

Dedicação e compromisso

Atualmente, os consumidores muito exigentes e bem informados. A intensa concorrência e o conhecimento a disposição de todos, fez com que os consultores tivessem que se preparar muito mais para atender á nova classe de .

Em outras palavras, o que antes era uma boa opção para uma segunda fonte de rendimento, se tornou numa carreira promissora com possibilidades de grandes êxitos financeiros. 

 

AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS NA CARREIRA DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO

Atualmente, a utilização da internet em diversas áreas atingiu índices históricos. Imediatamente, ela tornou-se o principal canal de comunicação e divulgação durante todo o período de confinamento.

Em contrapartida, as empresas do imobiliário adotaram em massa ferramentas que foram fundamentais para permitir a retomada dos negócios. Dessa formas, visitas virtuais, reuniões por videochamada, redes sociais e realidade aumentada, foram algumas das tecnologias que ajudaram muito o mercado imobiliário.

A tecnologia à disposição do mercado

A tecnologia à disposição do mercado

Igualmente, o governo português também se envolveu para ajudar a socorrer as instituições imobiliárias. Através de medidas que viabilizassem o negócio virtualmente, a direção do país facilitou a atividade imobiliária.

 

FORMAÇÃO E TECNOLOGIA NA CARREIRA DE CONSULTOR IMOBILIÁRIO

Do mesmo ponto de vista, as agências imobiliárias viram a necessidade de otimizar o trabalho dos seus consultores. Então, ofereceram formações que profissionalizassem  o trabalho deles e consequentemente aumentassem os lucros da empresa.

Do mesmo modo, outro grande recurso utilizado no mercado imobiliário foi a tecnologia, nomeadamente a internet e as redes sociais. Ou seja, estes dois recursos fizeram com que os consultores se aproximassem ainda mais dos seus clientes.

Conhecimento técnico é fundamental

Conhecimento técnico é fundamental

Os sites dedicados ao imobiliário e especialmente ás redes sociais, facilitaram o processo de busca por leads e a conversão desses leads em clientes. Da mesma forma, a realidade virtual e aumentada estão a ser utilizadas cada vez mais como apoio à tomada de decisão por parte do cliente.  

Um consultor imobiliário que consiga aliar um bom preparo profissional com a tecnologia disponível, tende a obter grande sucesso na sua carreira. Os lucro médios de um consultor em Portugal, costuma ser bem maior que a média salarial no país, e isso é a grande atração desta carreira.

 

OLHOS POSTOS NO FUTURO

Em suma, o mercado imobiliário em Portugal saiu-se muito bem durante a pandemia, o que aponta para um futuro promissor nos próximos anos. Portanto, a oferta de imóveis é imensa e possibilita traçar estratégia para diversos nichos de mercado.

Um futuro promissor

Um futuro promissor

Em conclusão, cabe ao consultor imobiliário estar preparado para apresentar a melhor solução aos compradores e clientes. Oferecer produtos já não é o foco no comércio imobiliário, mas sim, estabelecer uma relação de compromisso e confiança com os clientes. A experiência do cliente durante o processo de compra, talvez seja a chave para vencer na carreira imobiliária.

  • Leonardo Araújo Redator D-Logic
Open chat